sábado, 27 de fevereiro de 2010

Semana que promete!


Esta semana promete ser daquelas na política sorocabana. O presidente Lula estará na cidade, na terça-feira, acompanhado pela ministra Dilma Rousseff, pré-candidata pelo PT à presidência da República. No mesmo evento - inauguração da fábrica da Case - estará o governador José Serra, possível pré-candidato pelo PSDB, além de Geraldo Alckmin, que deve disputar o governo de SP pelo mesmo partido. A equipe que cuida da articulação política do governo do prefeito Vitor Lippi (PSDB) terá de trabalhar muito para tentar evitar um desgaste ainda maior do que o ocorrido na sessão da quinta-feira passada, quando os vereadores derrubaram o veto às emendas que abriram caminho para o processo de regularização fundiária de 32 áreas da cidade e que podem beneficiar mais de 50 mil pessoas.

Na teça-feira, a bancada do PT – formada pelos vereadores Francisco França e Izídio de Brito – além de Caldini Crespo (DEM), vão tentar aprovar o pedido de criação de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar os casos de corrupção na cidade, em especial aquele tratado pela Operação Pandora, que envolve ex-secretários e funcionários do governo Lippi.

Não bastasse isso, os advogados do Partido Socialismo e Liberdade (Psol) estão estudando medidas para ter acesso ao inquérito policial da operação ‘Pandora’ que foi concluído no último dia 25. O Psol quer saber qual o destino do dinheiro movimentado pelo esquema de corrupção montado dentro da Prefeitura para a liberação da construção da segunda unidade de um hipermercado, que, segundo o partido, teria sido um dos maiores financiadores da campanha que reelegeu Vitor Lippi em 2008.

Já na quinta-feira será a vez de a secretária de Meio Ambiente, Jussara Carvalho, e o diretor-geral do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), Geraldo Caiuby, ‘visitarem’ o Legislativo para prestar esclarecimento sobre a viagem que fizeram à França e ainda dar explicações sobre o destino do lixo doméstico da cidade. Ou seja, será uma semana daquelas.

A Prefeitura também terá que dar explicações à Câmara sobre contratos irregulares que teriam sido celebrados com as empresas Serg Paulista Construções e Serviços Técnicos Ltda. e
Florestana Paisagismo Construções e Serviços Ltda., no valor de R$ 3.751.490,00 cada contrato. Referidos contratos foram julgados irregulares pelo Tribunal de Contas, que aplicou multa de R$8.210,00 ao prefeito Vitor Lippi. Isso porque foi aprovado o requerimento nº 270/10, de autoria do vereador José Crespo (DEM), que trata do assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário