quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Princípio da isonomia e economicidade

O prefeito de Sorocaba, Vitor Lippi (PSDB), disse ontem, quinta-feira, ao comentar o fato de Tribunal de Contas do Estado (TCE) ter julgado irregulares mais três contratos do governo Vitor Lippi (PSDB), que somam quase R$ 9 milhões, que o órgão não está questionando a lisura do dinheiro público.

Bem, vamos ao que o relator-conselheiro do TCE, Eduardo Bittecourt, destacou: “careceu o certame de uma efetiva e real pesquisa de preços que deveria anteceder a licitação”. Mais adiante ele coloca em dúvida o valor obtidos nos contratos, em relação ao preço de mercado. No documento, o relator destaca: “De outra parte, a precária pesquisa prévia de preços para se obter o valor estimado da contratação que, diga-se de passagem, foi realizada com apenas 01 (uma) empresa, a qual foi uma das contratadas ao final do certame, é falha suficiente para a decretação de irregularidade do procedimento licitatório, por afrontar ao preceituado em artigos da Lei Federal nº 8.666/93 e aos primados da isonomia e economicidade”.

Vale lembrar que dois contratos são com empresas para realizar obras de manutenção paisagística, enquanto outro firmado entre o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) com uma empresa responsável por desenvolver projeto, implantação, supervisão e controle das 12 estações elevatórias de esgoto, que conduzem efluentes até a estação de tratamento conhecida como “Sorocaba 1”.

3 comentários:

  1. Prezado Marcelo,
    Está muito bom este seu Blog.
    Todos os jornalistas políticos deveriam fazer o mesmo.
    Espero que neste espaço você publique suas idéias e matérias que algumas vezes não são publicadas no jornal.
    A vantagem da internet é que isto não precisa ser "vendido" e podemos aprofundar os temas.
    Convido você e os "seus" internautas a frequentarem também o meu Blog, www.crespo.org.br
    Crespo
    20/2/10

    ResponderExcluir
  2. Nobre vereador Crespo, presidente do partido Democratas (DEM), obrigado pelas visitas ao meu blog e o comentário. Criei este blog justamente para levar informações de bastidores, artigos e promover o debate. Acesso seu blog diariamente. Pois bem, diante disso, gostaria de dizer que não espera um comentário seu na qual faz críticas aos jornalistas políticoa aqui de nossa cidade de forma generalizada. Entendo, quando ficou indignado em relação à entrevista de Lippi à uma emissora de rádio e o jornalista passou batido e não percebeu o que o prefeito havia dito e pulou para a próxima pergunta, mas confesso que o senhor não deveria generalizar. O Cruzeiro do Sul,no que diz respeito às matérias investigativas e de política amadureceu muito e atualmente tem trazido boas reportagens e mostrando os problemas de Sorocaba e região, sobretudo aquelas que envolvem a admistração.Além disso, conta com profissionais experientes e acredito que me enquadro nesse perfil. Portanto, sendo o senhor um parlamentar inteligente, diferente de muitos que aqui estão, não deveria generalizar. O que o senhor publicou seria a mesma coisa quando muitos dizem "Político é tudo igual, não presta nenhum". Ok! Um forte abraço!

    ResponderExcluir
  3. Prezado Marcelo,
    OPS! Você não leu direito aquele meu blog: eu fiz a crítica (por que acredito nela) mas escrevi que não estava generalizando (até citei Pedro Guerra como uma "ilha" de exceção).
    Atenção internautas: afirmo que Marcelo Andrade faz parte daquele arquipélago (mas é um arquipélago de poucas ilhas).
    A propósito, por que você não incentiva TODAS as demais ilhas de Sorocaba (e até da Região) a montarem também os seus Blogs individuais? Já pensou que rede fantástica, composta de gente consciente, grandes agentes de informação, mas (aqui) livres de todo e qualquer "grilhão" de editorias?
    Vou colocar este seu Blog como link especial do meu; quem sabe você faça o mesmo.

    ResponderExcluir