domingo, 23 de maio de 2010

Ônibus levará programas para a juventude nos bairros da cidade

Intensificar os programas direcionados para os jovens de Sorocaba é a proposta do prefeito Vitor Lippi (PSDB), que anunciou neste sábado (22) a compra de um ônibus, que percorrerá vários bairros da cidade para realização de eventos e atividades específicas para esse público. Semelhante ao trabalho realizado pelo Ônibus da Mulher, o Ônibus da Juventude” também terá a responsabilidade de levar orientações de saúde, educação, campanha contra as drogas e atividades culturais. Além disso, o veículo também servirá para o transporte de jovens dos bairros onde moram para eventos em outras regiões, como o Território Jovem, e, até mesmo, em outras cidades.

O anuncio foi feito na manhã de ontem, durante o “Conferindo 2010”, evento realizado no Clube do Nais e que teve por objetivo colocar frente a frente jovens e autoridades para debater políticas públicas voltadas a esse segmento da sociedade. De acordo com o prefeito, a compra do veículo já está em fase de processo licitatório e deve entrar em utilização no início do segundo semestre. O valor, segundo antecipou Lippi deve ficar em R$ 250 mil. “Ele terá capacidade para 45 lugares. Além disso, será todo adaptado. Vamos dotá-lo de multimídia. Também terá toldo na parte externa e sua pintura será toda estilizada”, explicou.

De acordo com o prefeito, a ideia é realizar um concurso entre os jovens para definir o lay-out do veículo. “Queremos que eles participem antes mesmo de o ônibus começar a rodar. Uma ampla interatividade”, disse Lippi.

Tanto o prefeito quanto a secretária da Juventude, Edith Maria de Giorgi, reconheceram que muitos jovens de famílias de baixa renda acabam por não participar de eventos por conta da distância e da falta de transporte gratuito para esses locais. “Agora vamos levar atividades aos jovens onde quer que eles estejam e também buscá-los”, brincou a secretária da Juventude.

Durante o evento, os jovens reivindicaram ao prefeito a ampliação de programas de apoio aos jovens até 29 anos e não apenas para menores de 18. Reivindicação aceita por Lippi, que garantiu rever as ações nesse sentido. “Nosso foco estava voltado a jovens e adolescentes dessa faixa etária porque são considerados de maior vulnerabilidade, mas vamos reunir as secretarias da Juventude e Cultura, por exemplo, para traçarmos projetos visando tal ampliação”, respondeu.

O jovem Bruno Filipe Rodrigues da Silva, de 21 anos, vice-presidente do conselho organizador do evento, considerou o evento uma oportunidade de se apresentar e discutir necessidades coletivas. Também foi cobrada melhor atuação da polícia e ainda a ampliação de cursos gratuitos de qualificação profissional. “Os participantes, cerca de 200 jovens, se dividiram em grupos de trabalhos e debateram nove temas: educação, esporte, lazer, cidadania, cultura, segurança, transporte, trabalho e saúde. A partir dessa discussão saíram reivindicações e propostas que serão colocadas em um documento que será entregue às autoridades, entre as quais o próprio prefeito Vitor Lippi, já na próxima semana”, disse. (Marcelo Andrade/Jornal Cruzeiro do Sul)

Nenhum comentário:

Postar um comentário